Roteiros de Viagem para Mosaístas

 

Casa na China é feita com 400 milhões de peças de porcelana

por Gisele Lobato
site Terra

http://turismo.terra.com.br/interna/0,,OI3625789-EI176,00-Casa+na+China+e+feita+com+milhoes+de+pecas+de+porcelana.html

1137661-4388-ga1

Durante 20 anos, o empresário chinês Zhang Lianzhi se dedicou a colecionar peças de porcelana. Em 2002, ele teve a grande idéia de sua vida ao adquirir uma antiguidade de outro tipo: um casarão francês secular, localizado na cidade de Tianjin, 80 quilômetros a sudeste de Pequim. No local, que já havia sido a residência de um ministro, resolveu montar seu museu.

1137666-9592-ga1

A grande originalidade do projeto de Zhang é a maneira como dispôs sua coleção. Em vez de abrigá-la em prateleiras com portas de vidro, protegidas do público e com iluminação especial, o empresário desenvolveu uma cola especial e fez da porcelana a decoração do edifício.

O muro externo é coberto por três mil vasos e cristais que preenchem os espaços entre as peças. Em volta e sobre a casa, repousam mais de 700 metros de um excêntrico dragão voador, que com seu corpo escreve a palavra “China”. Parapeitos, portas e teto são cobertos por cacos de porcelana fabricada entre as dinastias Tang (618-907) e Qing (1644-1911).

1137675-3906-ga

Não dá para evitar a comparação com a obra do arquiteto catalão Antoni Gaudí, embora a versão chinesa, inaugurada em 2007, tenha algo de kitsch. Além do dragão, a Yuebao House (conhecida como “China House”) tem cinco andares repletos de móveis antigos e figuras revestidas em pedaços de porcelana, inspiradas em poemas chineses tradicionais. No total, a casa exibe mais de 400 milhões de peças – 10 mil vasos, 5 mil tigelas, 300 leões de pedra, 300 estátuas budistas e mais de 20 toneladas de cristais naturais.

1137707-8735-ga

Zhang Lianzhi investiu US$ 65 milhões na casa que abriu para visitação pública. Além do trabalhão para escolher que peça ia onde, o empresário teve de enfrentar críticas por estar tornando as antiguidades “imprestáveis”. Para ele, no entanto, foi só uma maneira diferente de preservar aquilo que considera um dos símbolos da China e de dar nova vida ao material, já que 80% da porcelana estava quebrada ou danificada.

Yuebao House (China House)
Avenida Chifeng, 72
bairro Heping
Tianjin – China

Uma resposta para “Roteiros de Viagem para Mosaístas

  1. Que coisa mais linda!!!!! Sou louca por mosaico, já fiz alguns mas dei uma parada, provavelmente vou retomar esse excelente trabalho manual.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s